A principal função da simulação computacional é prever possíveis problemas que poderão surgir na produção de produtos antes que seja realizada a sua industrialização, utilizando modelos matemáticos que permitem simular um processo na realidade.

ANÁLISES REOLÓGICAS

Enchimento
Para obter peças de plástico uniformes com todas as caraterísticas desejáveis, é imperativo que o enchimento do molde seja cuidadosamente estudado e otimizado. A BBE desenvolve o estudo de temperaturas, uniformidade de enchimento, deformações e pressões, por forma a auxiliar a produção do molde, e respetivo processo de moldação por injeção, permitindo obter uma peça com a qualidade desejada.

Compactação
A fase de compactação é utilizada para proporcionar um fluxo para a cavidade, a fim de compensar a redução de volume originada pela contração do plástico, quando a temperatura diminui. Esta fase é utilizada para minimizar os defeitos resultantes da contração volumétrica, que poderão surgir na fase de enchimento, promovendo homogeneização do material plástico injetado, e consequentemente da peça final. Através da simulação computacional, a BBE fornece aos seus clientes uma previsão de quais as pressões e os tempos necessários a esta fase do processo, melhorando o desempenho do processo produtivo.

Arrefecimento
O controlo do arrefecimento de um molde é essencial para a qualidade da peça e para a sua reprodutibilidade. A BBE utiliza as mais modernas ferramentas de simulação, de forma a encontrar o método mais adequado de arrefecimento, evitando distorções e obtendo, por sua vez, um processamento mais eficiente.

Empenos
Durante o processo de produção de uma peça podem ocorrer empenos e distorções que a tornam inutilizável. Na maior parte das situações, são provocados pela contração irregular do material e pelo gradiente térmico existente entre a bucha e a cavidade. Através de uma análise detalhada da estrutura e do processo de produção, é possível corrigir ou evitar estas situações. A BBE apresenta soluções de engenharia que permitem prever possíveis problemas que poderão surgir do processamento, diminuindo o risco de obtenção de peças não-conformes.

ANÁLISES ESTRUTURAIS E TÉRMICAS

A estrutura de uma peça influência diretamente a sua função, o seu custo e o tempo de produção. Na BBE é possível analisar e otimizar rigorosamente cada peça, garantido a sua rentabilidade e competitividade. Análise estrutural, análise de esforços e análise de deformações, são apenas alguns dos exemplos dos serviços que a BBE oferece e que permitem produzir peças com a mais elevada qualidade e desempenho.

ANÁLISES DIE CASTING

A utilização do MAGMA permite reduzir consideravelmente os custos e tempos de produção, visto que permite ao utilizador evitar problemas de construção e produzir peças metálicas de maior qualidade. É possível simular vários tipos de material (ferro, alumínio ou vários aços), prever defeitos (turbulência, oxidação, porosidade ou contração.) e aumento da produtividade (redução de desperdícios, tempos de ciclo ou aumento do tempo de vida do molde).

O MAGMA apresenta-se como uma ferramenta altamente eficiente na simulação de injeção de alumínio em moldes de alta pressão ou gravidade. Recorrendo ao MAGMA é possível prever o enchimento, solidificação e arrefecimento deste tipo de moldes, e detectar os vários problemas que um processo tão sensível pode trazer.

Torna-se assim numa ferramenta essencial para reduzir custos e aumentar a competitividade deste tipo de produtos. O recurso a este tipo de simulação promove o aumento da confiança dos consumidores, motivada pela apresentação de peças de maior qualidade e mais rapidamente.